by Dra Tathiana Antony on
julho 7, 2012

Laser Co2 Fracionado

smartxide2Também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores como danos provocados pelo sol, hereditariedade, dieta inadequada e movimentos de expressão contribuem para a formação de linhas e rugas no rosto. Além disso, o desenvolvimento de alterações pigmentares, como as manchas da idade ou cicatrizes de acne levam a pele a perder a sua aparência juvenil.

Na história do laser, os de CO2 mostraram ser o tipo de tratamento com resultados mais efetivos no rejuvenescimento. O laser de CO2 traz vantagens para o tratamento da pele danificada, substituindo-a por uma de aspecto mais rejuvenescido.

Outra vantagem deste laser é que, por ser fracionado, apenas uma parte da superfície da pele é tratada pelo laser deixando pequenas “ilhas” de pele intacta. Esta técnica faz com que o processo de cicatrização seja muito mais rápido permitindo o retorno do paciente às suas atividades normais em pouco tempo.

O Laser de CO2 fracionado aquece e vaporiza o tecido cutâneo, removendo instantaneamente as camadas superficiais da pele. Cada microzona fracionada cria uma zona térmica. As células intactas que circundam a área tratada auxiliam no processo de cicatrização. Este processo induz a uma regeneração celular. Uma retração imediata e melhora da textura são vistas já após a primeira semana do procedimento. Ao aquecer a derme, ele estimula, sobretudo, a formação de novo colágeno, uma proteína responsável por fornecer estrutura e sustentação no tecido, além de fibras elásticas.

As principais indicações deste aparelho são para reduzir a aparência de linhas faciais, tais como linhas da testa, pés de galinha, linhas do sorriso e linhas verticais ao redor da boca, assim como outras alterações de textura da pele, cicatrizes cutâneas (inclusive de acne) além de intenso estímulo de colágeno combatendo a flacidez. No corpo, áreas das mãos, pescoço e colo, além das resistentes estrias que desafiam os tratamentos em geral, melhoram diante destes poderosos raios. Os resultados são mais significativos, com menos sessões e com menor tempo de recuperação se comparados aos aparelhos anteriores.

É importante entender que o resurfacing a laser não deve ser considerado um substituto do lifting facial, pois não retira o excesso de pele nem trata as estruturas profundas da face, que podem ser atingidas somente através do ato cirúrgico.

Após o procedimento sua pele pode ter uma fina crosta e uma aparência avermelhada, que pode levar cerca de 4 a 7 dias para surgir uma pele nova. Esta pele é mais sensível e ainda apresenta coloração avermelhada que pode se manter por cerca de um mês. É importante entender que a vermelhidão indica que a cicatrização está ocorrendo e que o novo colágeno está sendo formado na derme. Embora a maior parte da vermelhidão comece a desaparecer em aproximadamente um mês, o processo de cicatrização é gradual. Enquanto a sua pele estiver vermelha, é importante protegê-la da exposição solar, utilizando protetor solar com FPS 50 ou superior.
Por ser um Laser fracionado, somente um percentual da pele é tratado, e portanto, pode ser necessária a repetição do procedimento, visando intensificar os resultados.

Resultados do resurfacing a laser – Você provavelmente irá perceber uma melhora no tom e textura da sua pele, enquanto a vermelhidão começa a desaparecer, mas os resultados finais do procedimento só vão aparecer após alguns meses. É importante entender que o resurfacing a laser não evita o envelhecimento da sua pele e novas linhas e rugas irão se formar lentamente, com o passar do tempo. Porém, dependendo de fatores tais como o tipo de tratamento, tipo de pele e a condição a ser tratada, os resultados de um procedimento a laser de CO2 podem durar vários anos.