Otoplastia

Corrige a chamada “orelha de abano”, com a colocação da mesma em uma posição anatômica e esteticamente normal. Apesar da cirurgia poder ser efetuada em crianças, o tratamento na idade adulta é também bastante comum.

A cirurgia consiste no remodelamento da estrutura cartilaginosa da orelha, através de uma incisão feita por trás dela, de onde é retirado, também, o excesso de pele. Assim, normalmente não ficam cicatrizes visíveis. Apenas em casos muito especiais, pode ser necessário algum pequeno retoque na parte anterior da orelha, que, de qualquer forma, costuma ser praticamente imperceptível. A consolidação da cartilagem em sua nova forma leva em tomo de um mês, e, durante este tempo, é importante o uso de uma faixa para manter a orelha na posição adequada.

A anestesia para este procedimento é local ou local com sedação.

A cirurgia oferece um ótimo resultado imediato, com grande satisfação para os pacientes. No entanto, é indispensável o uso do curativo oclusivo por 10 dias (até a retirada dos pontos), e, posteriormente, da faixa. O descuido com estas medidas pode acarretar o retomo da cartilagem à posição original. Resultados finais devem ser aguardados num período de três meses.