by Dra Tathiana Antony on
novembro 17, 2011

Peelings

A palavra peeling significa despelar, descascar. Em princípio, o peeling retira uma camada da pele , que depois é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.
Existem vários tipos de peelings, que são classificados como superficiais, médios e profundos.

Peelings superficiais: existem alguns que são muito seguros e com poucos riscos para o paciente. Estes peelings penetram muito superficialmente, por isso são usados no tratamento de sardas, para amenizar pequenas manchas e dar brilho a pele. A pele fica levemente escamativa, descamam em poucos dias, tendo poucas chances de efeitos colaterais.

Peelings médios: Têm maior penetração na pele, só deve ser feitos por médico. São usados na tentativa de diminuir rugas superficiais, renovação da pele foto envelhecida, manchas solares, cicatrizes superficiais de acne.

Peelings profundos: São feitos com lixa de diamante (dermoabrasão), fenol ou ácido tricloroacético 50%. São usados em rugas e cicatrizes de acne mais profundas. Quanto mais profundo maior é a ‘’casca’’ que fica após o peeling e esta casca escura cai, dependendo da profundidade, de sete a 12 dias.

Indicações
O tratamento é indicado para casos de fotoenvelhecimento, sardas, manchas solares, asperezas, cicatrizes de acne, rugas de desidratação (peelings superficiais) e rugas de expressão (peelings profundos).

Variantes de peeling

Peeling com laser: é uma luz que bate na pele em alta velocidade, vaporizando a camada superficial. Tem uma penetração uniforme, deve ser feito por profissional treinado. É uma queimadura controlada, que produz excelentes resultados quando bem indicado.

Microdermoabrasão ou Peeling de cristal: é feito com microcristais de óxido de zinco ou alumínio, que esfolia delicadamente a parte mais superficial da pele.

– Cuidados Pós-Peeling
Usar filtros solares após o tratamento.
Evitar ficar puxando as casquinhas.
Evitar o uso de ácido até 7 dias após.
O paciente pode usar maquiagem.