by Dra Tathiana Antony on
novembro 17, 2011

Plástica de nariz

A plástica de nariz tem como objetivo corrigir imperfeições na forma do nariz, que prejudiquem o equilíbrio estético da face.

A técnica varia de acordo com a correção a ser feita. Assim, existem soluções específicas para cada situação. A diminuição da abertura das narinas, por exemplo, e conseguida com a ressecção de parte da cartilagem alar e, se necessário, de uma cunha de pele de cada lado, junto à face, com cicatriz imperceptível.Para afinar a ponta é também ressecada parte do tecido cartilaginoso desta região, sendo a incisão por dentro do nariz, não deixando marcas visíveis. A ponta pode ser, ainda, levantada, com o enxerto de um fragmento de cartilagem aposto ao septo. Correções no contorno do dorso nasal seja para afinar ou para retificar o perfil, são feitas igualmente através de incisões internas, sem cicatrizes. De um modo geral, são feitos curativos para moldar a cartilagem nasal em sua nova posição.

A anestesia para a plástica de nariz pode ser local ou geral, dependendo de fatores como a tolerância do paciente e a extensão da cirurgia.

A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor.

Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.

Apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que raramente ultrapassam este período.