Toxina Botulínica “Botox”

A Toxina Botulínica é uma verdadeira revolução na estética médica.
As marcas que aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas são provocadas pela ação dos músculos da expressão.

O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Com o passar do tempo a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas.

O Botox é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiadas com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

A duração do efeito é de até seis meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo Botox, fica um pouco mais fraco , e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento.

A aplicação do botox é realizada em consultório e não impede que o paciente mantenha suas atividades.