O principal tratamento para a gastrite não consiste em remédios ou comprimidos. Sempre é melhor procurar a causa. Mudar o estilo de vida e sua alimentação. Eis alguns conselhos gerais:
- Ter horas certas para comer: O estômago acostuma-se aos horários, e é melhor não alterar esses horários. Aconselha-se refeições moderadas e com intervalo mínimo de cinco horas entre elas.
- Andar após comer: Muitoas pessoas costumam deitar após as refeições. Isso pode aumentar o peso e a absorção de calorias, mas além de tudo não é bom para a digestão. Caminhar sem pressa e respirar profundamente são práticas benéficas ao estômago. À noite, também não se deve comer muito, pois o estômago precisa usufruir do repouso noturno.
- Não tomar líquidos às refeições: Pelo menos 30 minutos antes e duas horas após as refeições, não se deveria ingerir líquidos. Tomar muito líquido às refeições impede a boa mastigação e dilui os sucos digestivos. Também não é bom usar muito caldo, sucos, sopas e mingaus. As três melhoras receitas para o estômago são: mastigar, mastigar, mastigar.
- Não misturar muitos alimentos: Evite comer muitas variedades de alimento em cada refeição. Varie de dia para dia ou de refeição para refeição. Três ou quatro variedades em cada refeição e não mais que isso. Sua digestão se tornará mais leve.
- Use alimentos naturais: Os alimentos mais indicados para a digestão são: frutas não ácidas, verduras cozidas, batatas, grãos e pão torrado. As azeitonas são particularmente indicadas para gastríticos.
Dr. Marco Gaioto
Formação acadêmica, Nutrição
Universidade Nilton Lins
Pós Graduação Universidade Gama Filho
Bases Nutricionais da Atividade Física