Hoje, muito falada a dieta da proteína é muitas vezes recomendadas para perder peso e ajudar a manter a massa muscular. Mas é uma dieta que não pode ser feita de qualquer maneira, nem por muito tempo.
Algumas pessoas voltam-se para as dietas ricas em proteína para perder peso. Isso deve-se ao fato da proteína ser o macronutriente que mais sacia o apetite. É desta forma que as dietas ricas em proteína ajudam as pessoas a controlar melhor o seu apetite e a reduzir a ingestão de calorias.
Os estudos não compreendem exatamente o mecanismo através do qual a proteína reduz o apetite. Mas pensam que pode ser porque a proteína faz com que o cérebro receba níveis mais reduzidos de hormonas estimuladoras do apetite.
Várias investigações realizadas até hoje sugerem que a proteína pode satisfazer melhor a fome do que as gorduras ou os carbohidratos.
Por exemplo, num estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition [1], os voluntários foram colocados numa dieta em que:
- A gordura foi reduzida a 20% das calorias.
- A proteína foi aumentada até 30% de calorias.
- Os carbohidratos constituíram cerca de 50% da dieta.
As pessoas nessa dieta afirmaram que:
- Estavam mais satisfeitas
- Sentiam menos fome
- Perderam peso
Um outro estudo publicado no Journal of Nutrition [2] combinou uma dieta rica em proteína com exercício, e as pessoas que participaram nesse estudo:
- Perderam mais peso
- Melhoraram os níveis de lípidos no sangue.
FIQUE ALERTA:
A ingestão de quantidades extremas de proteína (de mais de 200 gramas por dia), em combinação com a ingestão inadequada de outras fontes de calorias (gordura ou carbohidratos), podem formar um desequilíbrio metabólico comumente conhecido por fome de coelho (rabbit starvation) [3].
Em relação a outros possíveis efeitos prejudiciais, ainda não existem muitas evidências científicas em relação à ingestão a longo prazo de proteína e o desenvolvimento de doenças. A menos que tenha problemas de saúde nos rins ou no fígado. Nesse caso deverá consultar o seu médico antes de iniciar uma dieta com uma maior quantidade de proteína.
PARA PERDER PESO:
Na teoria, perder peso é bastante simples. Só precisa de começar a comer menos e a fazer mais exercícios. Mas pode ser complicado colocar isso em prática. Pode ser um processo bastante complexo encontrar uma dieta de que você gosta, que consiga seguir e que tenha a combinação certa de nutrientes.
Algumas pessoas dão-se melhor com uma determinada dieta enquanto outras estão sempre com fome na mesma dieta. E claro, se estiver sempre com fome, irá ser difícil ingerir menos calorias.
Para conseguir controlar melhor o seu apetite, tente realizar várias refeições pequenas ao longo do dia e inclua uma boa quantidade de proteína em todas elas.
Dr. Marco Gaioto
Formação acadêmica, Nutrição
Universidade Nilton Lins
Pós Graduação Universidade Gama Filho
Bases Nutricionais da Atividade Física