O papel da medicina preventiva é fundamental no tratamento do sistema imunológico ou de defesa contra as doenças, principalmente o câncer, porque seu tratamento é voltado para causas das doenças e não exclusivamente para seus sintomas.
As principais causas da baixa imunológica são: carência de nutrientes, sedentarismo, estresse, desequilíbrios emocionais (irritabilidade, ansiedade e depressão), falta de repouso, sono deficiente em quantidade e qualidade, obesidade, bebidas alcoólicas, tabagismo, nutrição desequilibrada em qualidade e quantidade, com excesso de carboidratos simples
(açúcar e tudo que o contém, pães, massas e arroz brancos). Se focarmos o tratamento em todos esses fatores, seguramente obteremos resultados satisfatórios e duradouros.
Vitaminas e alguns benefícios:
• Vitamina A- Fortalece a resposta imunológica principalmente nas viroses.
• Vitamina C- Possui efeito estimulador direto sobre os glóbulos brancos.
• Vitamina E- Possui efeito sinérgico com a Vitamina C. Aumenta a imunidade humoral (com anticorpos) e a mediada por células, principalmente nos idosos.
• Complexo B- Aumenta a quantidade e a atividade dos anticorpos. Reforça também a função do timo.
• Ferro- Sua carência enfraquece o sistema imunológico principalmente de crianças, mulheres e idosos. Pode causar atrofia do timo e linfonodos.
• Zinco- Sua falta pode diminuir a quantidade de linfócitos T e hormônios do timo. Possui ação sinérgica com vitamina A. Possui ação direta sobre alguns vírus como do resfriado e herpes, inibindo seu crescimento.
• Selênio- Atua em todo o sistema imunológico. Aumenta a capacidade dos linfócitos de atacar células tumorais.
Os alimentos que reforçam o sistema imunológico são as frutas e os legumes e verduras, que devem estar presentes em todas as refeições, juntamente com os cereais integrais e as proteínas de alto valor biológico como tofu (queijo de soja), peixes, frango e ovos “caipiras”. O alimento mais importante a ser evitado para fortalecer o sistema imunológico é o açúcar e tudo que o contém. Outros carboidratos simples como pão, massas e arroz brancos devem ser substituídos pelos integrais. O sistema imunológico reduz sua atividade até 5 horas após a ingestão de açúcar e doces.
fonte: http://www.ethosclin.com.br/si/site/jornal_noticia/p/141