detoxMas diante de tantas opções de produtos e receitas, qual seguir? O nutricionista Marco Gaioto, da clínica Renewmed, faz um alerta:  “Por causa do modismo, têm sido divulgadas informações sem muito fundamento. A dieta detox é uma alternativa para que o organismo seja desintoxicado, isto é, são alimentos usados para dar uma melhorada nas funções do organismo. Mas uma desintoxicação alimentar é feita a partir do momento em que você para de consumir alimentos nocivos à saúde, como álcool, cigarro, e alimentos industrializados. Não adianta usar uma dieta detox por alguns dias e achar que isso já resolveu o problema.”

De acordo com Gaioto, o açúcar, os corantes, conservantes, intensificadores de sabor, aromatizantes e edulcorantes, encontradas em produtos como balas, biscoitos recheados, refrescos, refrigerantes, macarrão instantâneo , achocolatado e sorvetes são os maiores vilões da refeição.

“O primeiro passo para quem deseja limpar o organismo dos excessos, é beber bastante água. A urina e o suor, são as formas mais eficazes de eliminação das toxinas. Depois, vêm os alimentos: a couve, por exemplo, é rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de detoxificação. Hortelã, cavalinha, sálvia, chá verde, menta e espinho branco são algumas ervas eficazes para eliminar os líquidos. Chuchu, melancia, alcachofra, berinjela, espinafre e gengibre são alimentos diuréticos que também são importantes neste processo. Para beber, uma boa opção é o suco de abacaxi , com hortelã e hibisco”, aconselha o nutricionista, que complementa: “Alimentos e sucos detox podem entrar muito bem no dia a dia junto com uma refeição balanceada. Nenhuma dieta restritiva deve ser feita. A minha dica é seguir uma reeducação alimentar.”

[spacer]

Dr. Marco Gaioto

Formação acadêmica, Nutrição

Universidade Nilton Lins

Pós Graduação Universidade Gama Filho
Bases Nutricionais da Atividade Física

 

 


Renewmed – Dra Tathian Antony, Rua Visconde de Piraja 414 gr 1212, Ipanema, Rio de Janeiro